G-Fin
Tipo de aletamento o qual a aleta é cravada no tubo por um método de um canal usinado na superfície do tubo e que garante contato de 100% entre tubo e aleta. Esse tipo de aletamento garante uma maior eficiência de troca térmica por possuir baixa perda de carga e aletas lisas, que evitam incrustações entre as aletas.
Temperatura máxima de trabalho: 380°C para estado natural e 450°C para tubos galvanizados
Material do tubo: Aço Carbono, Alumínio, Cobre e Ligas
Material das Aletas: Aço Carbono, Alumínio e Cobre.
G-Fin em tubos bi-metálicos (revestidos)
Partindo do princípio que não foi possível desenvolver uma ferramenta que permitisse usinar a superfície do tubo Inox para se fazer o encravamento das aletas, foi desenvolvido o tubo bi-metálico, onde suas propriedades térmicas são conforme o tubo G-Fin, porém, com o tubo base em Inox e o revestimento em Alumínio, o que garante o encravamento da aleta.
Temperatura máxima de trabalho: 200°C
Material do tubo base: Aço inoxidável
Material do tubo de revestimento: Alumínio
Material das Aletas: Alumínio.
I-Fin
I-Fin é um tipo de aletamento o qual a aleta é conformada sob pressão controlada no tubo, de modo que devido a tensão de conformação, as aletas sejam fixadas por cordões de solda em suas extremidades. Esse tipo de tubo é usualmente aplicado para estudas e economizadores de baixa temperatura. Devido ao seu perfil de aleta ser liso, a perda de carga desse tubo não é alta e o risco de incrustação entre as aletas é menor.
Temperatura máxima de trabalho: 150°C
Material do tubo: Aço inoxidável Aço Carbono, Alumínio, Cobre e Ligas
Material das Aletas: Aço Carbono, Alumínio e Cobre.
I-Fin ponteado
Visando atender uma gama maior de mercado, como alternativa para um tubo de economizador de caldeira que suportasse maiores temperaturas, foi desenvolvido o I-Fin Ponteado. Esse tipo de tubo possui as mesmas características do tubo I-Fin, porém com o diferencial de possuir pontos de solda no comprimento da aleta que garantem um melhor contato entre os dois materiais, bem como um aumento na faixa de temperatura de trabalho.
Temperatura máxima de trabalho: a consultar
Material do tubo: Aço Carbono
Material das Aletas: Aço Carbono
Corrugado
As aletas corrugadas são conformadas sob pressão controlada na superfície do tubo e fixadas com cordão de solda em suas extremidades. O enrugamento dessas aletas garante um aumento da turbulência e consequentemente uma melhor troca térmica. Porém, uma perda de carga maior.
Temperatura máxima de trabalho: 200°C
Material do tubo: Aço Carbono, Alumínio, Cobre e Ligas
Material das Aletas: Aço Carbono, Alumínio e Cobre.
L-Fin
O tubo aletado L-Fin possui as aletas em formato de “L” que garante uma melhor proteção sobre a superfície do tubo, garantindo uma melhor vida útil com menor desgaste do material. As aletas são conformadas através de deformação controlada e fixadas com cordões de solda ou anéis de trava. Esse tipo de tubo é muito utilizado pelas hidrelétricas.
Temperatura máxima de trabalho: 150°C
Material do tubo: Aço Carbono, Alumínio, Cobre e Ligas
Material das Aletas: Alumínio e Cobre e Ligas
TruFin
Esse tipo de tubo aletado tem as aletas conformadas no próprio material, através de um processo de usinagem do material base (tubo). O diâmetro aletado sempre fica menor que o diâmetro do tubo em sua parte reta. As aletas podem ser contínuas ou os tubos podem ter espaços sem aletas em seu comprimento. Tipo de tubo usado para aumentar a eficiência de troca térmica em relação a um tubo liso.
Temperatura máxima de trabalho: de acordo com material
Material do tubo: Aço Carbono, Cobre e Ligas
Espiralado
O tubo espiralado tem uma deformação na superfície do material de modo que crie um campo em espiral interno ao tubo, essa forma faz com que crie uma turbulência do fluido interno ao tubo de modo que aumente a capacidade de troca térmica.
Temperatura máxima de trabalho: de acordo com material
Material do tubo: Aço Carbono, Inox, Cobre e Ligas
Tubo Elíptico
Esse tipo de aleta, pode ser retangular, ocupa um menor espaço em relação aos tubos helicoidais. Dessa maneira, esse tipo de tubo aletado, possui uma maior eficiência de troca térmica, comparado a um tubo helicoidal nas mesma condições de comprimento. Esse tipo de tubo, possui características que permitem um melhor arranjo dimensional, permitindo otimização do equipamento.
Importante: Devido a baixa turbulência, a perda de pressão é menor que em outros tubos. Esse tipo aletado pode ser galvanizado para que se aumente a vida útil do material, bem como as temperaturas de trabalho.
Temperatura máxima de trabalho: 380°C para estado natural / 450°C para tubos galvanizados
Material do tubo: Aço Carbono
Material dos Aletas: Aço Carbono
Aletados com Tulipas
As Tulipas são uma alternativa a serem inseridas em uma das extremidades do espelho a fim de facilitar a manutenção do trocador de calor caso haja a necessidade de substituição de um tubo do feixe. Esse tipo de recurso pode ser inserido em qualquer tipo de tubo aletado. Usualmente as tulipas são de cobre e utilizadas em tubos do mesmo material. Suas dimensões são variáveis de acordo com as dimensões do diâmetro aletado e comprimento dos tubos.